Estamos todos loucos para viajar. Muitas vezes ficamos planejando viagens grandes e distantes e esquecemos das maravilhas que temos aqui pertinho e podemos ir agora. Mas, que lugares visitar no sul do país? Onde se hospedar? Eu fiz um tour e te conto aqui alguns dos melhores lugares para viajar no sul do Brasil.
Onde viajar no sul do Brasil?
A primeira viagem que fizemos foi uma road trip pelo sul do Brasil saindo de Londrina para a Serra Gaúcha, Serra Catarinense e Litoral Catarinense. Foram 20 dias e mais de 3.500 km rodados! Depois disso também fomos conhecer alguns pontos no Paraná, em viagens separadas e já estamos empolgados para conhecer mais lugares e aumentar essa lista.
Por isso, deixe nos comentários sua sugestão de lugar para conhecer no sul!
Gramado e Canela – RS
Toda a região da serra gaúcha é rica em cultura, gastronomia e paisagens lindas. Mas as cidades mais conhecidas são Gramado e Canela, onde se concentra a maior parte dos atrativos turísticos. Depois dá uma olhada nessa matéria aqui o que fazer em Gramado e Canela. Coloquei na lista essas duas cidades, mas recomendo conhecer a região como um todo – você não vai se arrepender!
Gramado é a principal cidade da serra gaúcha, onde você encontra diversos atrativos relativamente próximos e de fácil acesso. A cidade é muito segura e o centro é repleto de pubs alemães, restaurantes de fondue, comida italiana e alemã e, claro, muitas lojas de chocolate! Além disso, com uma arquitetura linda de se ver, passear no centro de Gramado é o suficiente para você querer conhecer todos os lugares
Bento Gonçalves – RS
Mais ou menos duas horinhas de carro de Gramado fica Bento Gonçalves, a capital do vinho! Foi lá que os primeiros imigrantes Italianos chegaram no Brasil e iniciaram o cultivo de uva. Sendo assim, a cidade e sua região é cheia de história! Nela se localiza grande parte da rota dos vinhedos, um caminho repleto de vinícolas e hotéis extraordinários.
Na estação ferroviária de Bento Gonçalves, inaugurada em 1919, também se inicia o famoso passeio de Maria Fumaça, uma verdadeira aula de história! O passeio vai a Garibaldi e Carlos Barbosa, com belas paisagens e apresentações folclóricas durante todo o caminho.
Há muito mais o que fazer em Bento Gonçalves, porém tivemos só um dia na região. Espero conhecer mais em breve!
Cambará do Sul – RS
Para os aventureiros que não abrem mão do conforto, Cambará do sul é um destino imperdível. A cidade fica nos Campos acima da Serra, uma região muito alta onde as paisagens são de tirar o fôlego e é possível ver tudo de cima. Na nossa viagem exploramos especificamente o local em que nos hospedamos, o Parador Casa da Montanha (Já falei sobre esse lugar aqui). É nada mais nada menos do que um acampamento de luxo, uma experiência única!
A região é repleta de atrações para quem ama se aventurar: cânions, cachoeiras, campos e muitas opções de passeios pela agência de turismo do hotel. Vale a pena a visita ao parque Aparados da Serra, uma extensão de mais de 30 cânions que tem sua extremidade na cidade, mas começa lá em Urubici na serra catarinense.
Praia Grande – SC
Um pouco abaixo de Cambará do Sul, Praia Grande já pertence a Santa Catarina e mostra uma visão um pouco mais de frente dos Aparados da Serra. Lá é possível fazer diversos passeios, dentre eles conhecer o interior do cânion Malacara e suas piscinas naturais, passeio que fizemos e tivemos a chance de tomar um banho de cachoeira inesquecível
Em Praia Grande nos hospedamos na Morada dos Cânyons, um visual indescritível que contamos melhor aqui.
Serra do Rio do RaStro – SC
Essa região eu preciso desbravar mais afundo, mas enquanto isso, apresento a vocês o que já pude conhecer da maravilhosa serra catarinense. Essa é uma região de grande altitude, sendo a mais fria do Brasil, um dos poucos lugares onde é possível ver neve. Seguindo nosso caminho passamos pela famosa Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, onde tiramos essa foto com mais de 1500 metros de altitude. É uma das estradas mais lindas do mundo e vale a pena você conhecer.
Outra parada que fizemos na serra catarinense foi na Serra do Corvo Branco, em Urubici, uma serra espetacular cortada por uma estrada que torna a viagem ainda mais linda.
IMBITUBA – SC
Imbituba fica ao sul de Santa Catarina e 90 km de Florianópolis. Existem 9 praias na cidade, entre elas, a famosa Praia do Rosa! A Praia do Rosa é um dos meus destinos preferidos por ser um lugar simples, bem roots haha, totalmente ligado a natureza e com as paisagens mais exuberantes que eu já vi.
Existem muitas opções de trilhas e passeios para se fazer no rosa. Dessa vez fizemos a trilha da praia do rosa para a praia vermelha. Além de ser um caminho super fácil, cada trecho é uma vista mais linda que a anterior. Tem até piscinas naturais que você pode mergulhar – mas cuidado com os ouriços do mar. A natureza é o verdadeiro ponto turístico desse lugar. Encantador!
Na Praia do Rosa nos hospedamos sempre no mesmo lugar, porque somos perdidamente apaixonados por lá! A Fazenda Verde by Neco (veja mais sobre nesse post aqui)! Recomendamos muito <3
FLORIANÓPOLIS – SC
Não podemos falar de litoral catarinense sem falar de Florianópolis. Nesse tour conhecemos a praia do Santinho e o resort mais completo que eu já vi, o Costão do Santinho. Pra quem deseja uma viagem para a praia com muito conforto, recreações e comida boa, precisa conhecer esse lugar! A praia também é maravilhosa!
Mas quem conhece sabe que Florianópolis é muito amplo pra se resumir em um lugar. Eu tive a oportunidade de morar lá e não conheço nem 30% da ilha. A cidade tem mais de 42 praias! Alguns dos meus lugares preferidos em Florianópolis: Pântano do Sul, Morro das Pedras, Campeche, Ilha do Campeche, Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa…
Pântano do Sul
Floripa tem de tudo: pra quem gosta de aventura, trilhas, paisagens, baladas, restaurantes… é só você saber onde se identifica mais e aproveitar!
GOVERNADOR CELSO RAMOS – SC
Governador Celso Ramos é uma cidade movimentada pelo turismo e pesca. Além de praias paradisíacas, lá também é berço de um dos melhores resorts do mundo, o Ponta dos Ganchos, que contei mais sobre aqui. Um dos lugares mais incríveis que já conheci na vida. Como só fiquei no Ponta não conheci muito sobre o restante da cidade, mas, pelo visual da praia no resort que fiquei, posso dizer que é imperdível.
ILHA DO MEL – PR
A Ilha do Mel é um pedacinho de terra maravilhoso onde você só chega de barco e carros não são permitidos! Você pode se sentir na Lagoa Azul! haha Localizada em Paranaguá – PR, a ilha tem 25 km de praias praticamente desertas. Para evitar a degradação da ilha, não são permitidos mais de 5mil visitantes ao dia. Lá, só se pode andar a pé pelas trilhas. A impressão é estar em um lugar paradisíaco onde a urbanização ainda não chegou.
Grande parte do território da ilha é área de preservação, onde não é permitido o acesso. Os pontos turísticos mais importantes da Ilha do Mel são a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza de N. S. dos Prazeres, todos abertos à visitação pública. Eu estive na Fortaleza e no Farol das conchas, inclusive, lá que fui pedida em noivado! Um paraíso no estado do Paraná <3
FOZ DO IGUAÇU – PR
Falar de destinos no sul do Brasil e não mencionar Foz do Iguaçu, berço de uma das 7 maravilhas da natureza e patrimônio da humanidade, seria um grande erro!
Agora, se além de conhecer as Cataratas do Iguaçu, fazer comprinhas no Paraguai e na Argentina, passear e se emocionar pelo Parque as Aves (aqui coloquei mais detalhes, além dos passeios que recomendo), também ficamos em um lugar que proporcionou muita diversão no roteiro: o Wish Resort Golf & Convention
Bônus: Roteiro tour pelo sul
Dividimos essa viagem em duas etapas. Como morávamos em Londrina, na primeira vez descemos direto para Gramado e subimos fazendo a rota traçada de baixo. Na segunda vez fomos direto para Foz mesmo! Caso vocês queiram se aventurar e fazer uma viagem como essa de carro, recomendo montar um Excel separando bem os dias que ficarão em cada lugar e onde visitarão. A região tem muitos atrativos e é difícil fazer um tour desse e conhecer bem cada lugar. Eu ainda penso em voltar para cada um deles com mais tempo e adicionar muitos outros pontinhos rosa nessa mapa!
Quantos desses lugares você já conhece? Conta nos comentários!
Ou melhor, sabe algum lugar muito legal para me indicar nessa região? Vamos adorar tornar essa lista mais completa e, principalmente, adicionar lugares ainda pouco explorados nela. Conto com a sua ajuda!
Kommentare